PT
Header
  • Vantagens
  • Quanto Custa
  • Características
  • Como Solicitar
  • Mais Questões

Garantia Bancária é um documento emitido pelo Banco a pedido do seu Cliente a favor de outrem, perante o qual o Banco assume a obrigação de, nos termos do texto da Garantia, satisfazer determinadas obrigações se estas não forem cumpridas pontual e integralmente pelo seu Cliente.
 
A Garantia Bancária constitui para si, uma solução de:
 
Garantia das Obrigações Contratuais
O Banco assegura o bom cumprimento das suas obrigações perante terceiros.
 
Acesso a Melhores Condições Financeiras
O facto de haver uma Garantia Bancária a favor do Devedor poderá significar o acesso a melhores condições de financiamento.
 
Concretize as suas obrigações com total rapidez e segurança, tendo o Banco como o seu parceiro!

 

 

Comissões
 
Emissão da Garantia
Pela emissão da Farantia são cobradas as Comissões de Organização do Processo e a Comissão Trimestral ou Fracção do Trimestre.
 
Alteração na Garantia
Pela prorrogação ou aumento do valor da Garantia é cobrada a respectiva comissão, incluindo a Comissão de Despesa de Expediente. 
 
Todas as comissões relativas a Garantias Bancárias encontram-se publicadas no Preçário do Banco, disponível para consulta em qualquer Balcão do Millennium bim. 

 

 

Tipo de Garantias
 
Financeiras com Carácter de Substituição de Crédito 
Destinam-se a garantir o reembolso de prestações pecuniárias de capital e juros no âmbito de uma obrigação creditícia - já existente ou futura, formalizada ou a formalizar contratualmente - entre o Devedor garantido e um Credor;
 
Financeiras sem Carácter de Substituição de Crédito
Destinam-se a garantir ou substituir responsabilidades de carácter pecuniário assumidas pelo Ordenador, ou por um terceiro, perante o Beneficiário, decorrentes de obrigações legais ou contratuais;
 
Técnicas 
Destinam-se a assegurar o bom cumprimento por parte do Ordenador, ou por terceiro, de obrigações de carácter técnico acordadas entre o Devedor garantido e o Beneficiário, ainda que do seu não cumprimento resulte para o Banco uma responsabilidade de carácter pecuniário perante o Beneficiário.
 
Montante
Objecto de análise casuística.
 
Prazo
As Garantias Bancárias podem ser: 

Sem Termo Certo
Quando no texto da Garantia Bancária não é mencionado qualquer prazo limite de validade para a Garantia ou para o Banco ser interpelado para pagar;
 
Com Termo Certo
Quando se indica o prazo de validade no texto da Garantia Bancária, podendo estar prevista, ou não, a sua renovação.

 

 

Para solicitar a emissão de uma Garantia Bancária dirija-se ao seu Balcão do Millennium bim ou contacte o seu Gestor de Contas.

 

Cancelamento

O cancelamento integral das Garantias emitidas deve ser efectuado até ao final do prazo estabelecido, tendo em conta eventuais prorrogações autorizadas, mediante devolução, pela entidade beneficiária, da garantia emitida.

 

Contragarantias

Normalmente a prestação de uma Garantia tem como contragarantia  a subscrição de uma Livrança em Branco pelo Cliente. Poderão ser negociadas outras contragarantias em função da análise de Risco de Crédito (Pessoais ou Reais).